segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PADRÃO DE LINGUAGEM 181 – O Fogo

Christopher Alexander

PADRÃO 181 – O Fogo




...Este padrão tem influência sobre o modo com que os caminhos e as salas se relacionam entre si.


PREMISSA:

Não há substituto para o fogo.




FATO:

A televisão geralmente oferece foco para um ambiente, mas não passa de um fraco substituto para algo que, de fato, está vivo e tremeluzente dentro de uma sala. A necessidade do fogo é quase tão fundamental quanto a necessidade da água.

O fogo é um ponto de referência emocional, comparável às árvores, outras pessoas, uma casa, o céu.



A declaração mais convincente sobre a necessidade do fogo que encontramos está no livro “The Psychoanalysis of Fire”, de Gaston Bachelard:

“O fogo confinado em uma lareira foi para o homem o primeiro objeto de devaneio, o símbolo do repouso, um convite para o repouso. O fogo nos aquece e nos conforta. Mas nós apenas nos tornamos conscientes dessa sensação de conforto após um longo período de contemplação das chamas. Quando próximo do fogo, deve-se estar sentado, descansar sem dormir e engajar-se no devaneio de um objeto específico”.

Os defensores da teoria da formação utilitária da mente não aceitarão uma teoria tão irreverente no seu idealismo e irão apontar os inúmeros usos do fogo, para averiguar exatamente quais são os interesses que temos nele: o fogo não apenas transmite calor, mas cozinha alimentos.

Mediante uma dose extra de prazer, o fogo se mostra amigo do homem, e não se limita ao cozimento. A conquista do supérfluo nos garante uma excitação espiritual maior que a conquista do necessário. O homem é uma criação do desejo e não uma criação do necessário.

Fogo, para quem o contempla, representa uma súbita mudança ou evolução circunstancial; menos monótono e abstrato que a água. O fogo sugere o desejo de transformação, acelerar a passagem do tempo, concluir sobre a vida. Nessas circunstâncias, o devaneio torna-se dramático e fascinante: a destruição é mais que uma simples mudança, é renovação. Amor, morte e fogo são desconectos ao mesmo tempo. Perder o todo para receber o todo. A mensagem do fogo é clara: “Após receber tudo através da habilidade, do amor ou da violência, deve-se renunciar a tudo, aniquilar-se”.




Mrs. Field, citada em “A Casa e a Arte de seu Design”, de Robert W. Kennedy, apresenta um ponto de vista mais terreno:

“As chamas do fogo na lareira acalmam e relaxam. O fogo incita a imaginação, o conto de histórias e tem uma qualidade hipnótica e benéfica sobre as pessoas”.




Devemos encarar o fato de que em muitas partes do mundo, o fogo proveniente do uso da madeira e do carvão não é ecologicamente saudável. Eles poluem o ar, são ineficientes para calefação e esgotam as reservas de madeira.

Se quisermos manter o hábito de fazer fogo em casa, devemos encontrar uma maneira mais suplementar para manter esse conforto emocional, produzindo nosso próprio combustível a partir de materiais descartáveis como papel, tecido, sobras de madeira, serragem, etc.


POSSIBILIDADES:

Certamente, a lareira principal deve ser localizada em uma área comum da casa. Isso ajudará a atrair as pessoas para este local e as chamas proverão uma espécie de contraponto à conversa.

Entretanto, a lareira deve estar à vista das pessoas atravessando a sala, e das pessoas em salas adjacentes, principalmente a cozinha. O fogo tenderá a atrair as pessoas, mantendo-as unidas. A melhor hora para acender o fogo é ao final da tarde, quando a família se reúne para comer. Esta atividade tende a estabelecer um equilíbrio entre a cozinha e o fogo.

Garanta a existência de um espaço onde as pessoas poderão sentar em frente ao fogo e que este espaço não seja interrompido por passagens entre portas e salas adjacentes.

Assegure-se que a lareira não seja um espaço morto enquanto o fogo não esteja aceso. Uma lareira sem fogo, cheia de cinzas e escura afastará as cadeiras ao redor, a não ser que estas cadeiras encarem outra coisa enquanto não houver fogo – uma janela, ou vista, ou uma atividade. Somente então, as cadeiras que circundam a lareira serão estáveis e manterão o local vivo, mesmo com o fogo apagado.


PORTANTO:

Construa o fogo em um espaço comum – talvez na cozinha – onde ele fornece um foco natural para conversas e sonhos e pensamentos. Ajuste a localização até que ele costure os espaços sociais e salas adjacentes, oferecendo a cada um deles um relance do fogo; e faça uma janela ou algum outro foco que sustente o ambiente enquanto o fogo estiver apagado.

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