segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PADRÃO DE LINGUAGEM 66 – Solo Divino

Christopher Alexander

PADRÃO 66 – Solo Divino




...Nós definimos a necessidade de um ciclo de vida completo, com rituais de passagem entre estágios deste ciclo – o Ciclo da Vida; e nós recomendamos que certas partes de terra sejam preservadas por causa da sua importância e significado – Sítios Sagrados. Este padrão oferece a organização detalhada do espaço ao redor destes lugares. Esta organização é tão poderosa, que em alguma extensão ela própria consegue criar o ambiente sagrado dos sítios, talvez até mesmo encorajar a emergência vagarosa dos rituais de passagem.


PREMISSA:

O que é uma Igreja ou Templo?

É um local de adoração, espírito, contemplação. Mas, sobretudo, do ponto de vista humano, é uma porta de entrada. Uma pessoa penetra no mundo através da igreja. Ela o deixa através da igreja. E, a cada etapa importante de sua vida, ela mais uma vez passa pela Igreja.


FATO:

Os rituais que acompanham o nascimento, a puberdade, o matrimônio e a morte são fundamentais para o desenvolvimento humano. A não ser que estes rituais recebam o peso emocional que eles requerem, é impossível para um homem ou uma mulher passarem adequadamente de uma etapa de vida para outra.



Em todas as sociedades tradicionais, onde esses rituais são tratados com enorme poder e respeito, os rituais, de uma forma ou outra, são sustentados por partes do entorno físico que tem o caráter de portas. Claro que uma porta de passagem não cria um ritual. Mas também é verdade que rituais não se desenvolvem em ambientes que os ignora ou os torna triviais.





Em termos funcionais, é essencial que cada pessoa tenha a oportunidade de entrar em uma espécie de comunhão social com seus semelhantes durante esses pontos cruciais de suas vidas. Essa comunhão social, neste momento, necessita fixar raízes em algum local que seja reconhecido como uma espécie de porta de entrada espiritual para estes eventos.

Que formato físico ou organização deve ter esta “porta” para ser a base de rituais de passagem e para criar a santidade, a divindade e o sentimento de conexão com a terra que os torna significativos?

Seus detalhes serão variáveis, tomando formas diferentes em culturas diferentes, requerendo entornos físicos diferentes como base. Entretanto, há algo fundamental e invariável em todas elas: o que quer que seja sagrado, somente será percebido como sagrado se for difícil de ser alcançado, através de uma série de camadas de acessos, espera e níveis – de aproximação, revelação gradual, a passagem por uma série de portas.



Esta estratificação ou ninhada de recintos parece corresponder a um aspecto fundamental da psicologia humana.

Cada comunidade necessita de algum lugar onde essa sensação de acesso lento e progressivo até um centro sagrado, através de portas, possa ser experimentada.

Quando tal lugar existe em uma comunidade, ainda que não associado a nenhuma religião concreta, o sentimento de santidade gradualmente tomará vida, entre as pessoas que compartilham dessa experiência.



POSSIBILIDADES:

Em cada espaço entre recintos, construa uma porta de passagem - em cada porta, um lugar para pausar com uma nova visão rumo ao próximo local interno e no santuário interior, algo muito quieto e inspirador... Talvez uma vista ou nada mais que uma simples árvore ou piscina.



PORTANTO:

Em cada comunidade e vizinhança, identifique algum sítio sagrado como solo divino e forme uma série de recintos consecutivos, cada um marcado por uma porta de entrada e progressivamente mais privado e mais sagrado que o anterior, sendo que o mais interno dos recintos só poderá ser alcançado através da passagem por todos os anteriores.

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